Um pouco de zoologia: Exoesqueleto

"Em zoologia, chama-se exoesqueleto à cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo de muitos animais e protistas, fornecendo proteção para os órgãos internos, suporte para os músculos e evita também a perda de água.

As asas e outros apêndices dos artrópodes são formadas por expansões do exoesqueleto. Apesar das vantagens, o exoesqueleto configura-se como fator limitante ao crescimento dos animais, que necessitam de realizar a ecdise, o processo no qual o animal deixa o seu exoesqueleto para aumentar de tamanho." (wikipedia)

Quando eu li sobre isso, fiquei viajando em como Deus é perfeito. As paradas que Ele criou mostram cuidados minúsculos, mas importantíssimos.

Eu sou fascinado pela natureza. Queria conhecer mais detalhes pra poder contemplar mais ainda esse Deus maravilhoso!

Deus, então, começou a falar comigo algo muito interessante usando essa "cutícula" animal.

Em Hebreus 6:1 está escrito: "Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo." (Bíblia na Linguagem de Hoje).

Muitas vezes ficamos presos dentro dos nossos exoesqueletos espirituais que limitam o nosso crescimento. Paramos no B-A-BA. Né verdade?

A gente tem visto uma galera parando pra discutir coisas como tipos de batismo, predestinação x livre arbítrio, que tipo de música devemos ouvir, etc e tal. O versículo 2 de Hebreus 6 diz que, se Deus permitir, a gente pode tocar nessas coisas básicas, mas que não é pra gente perder tempo com isso.

Algumas perguntas são interessantes pra gente ver se você tem deixado pra trás o seu exoesqueleto espiritual:

- Quanto tempo você gasta pra estudar a Bíblia?
- Quais foram as suas últimas experiências espirituais?
- Você tem praticado as coisas que você tem aprendido?

Vamos tirar essa "cutícula" que tem atrapalhado o nosso crescimento!

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR." ( Oséias 6:3)

Comentários