Lembra e vê

Eu tive um amigo na época que morava no Rio de Janeiro que era fã da Legião Urbana. Era aquele típico cara magro, cabelo um pouco grande, barbudo, sempre com um violão na mão e adorava soltar frases filosóficas, principalmente as que tinham nas músicas da Legião Urbana. A gente se divertia muito com ele. Sempre tinha aquele tom meio rebelde e meio "paz e amor" nas suas conversas.

Eu era bem mais novo que ele e, tanto pra mim quanto pra outros amigos da minha idade, ele era um formador de opinião. Eu não esqueço uma vez que sentamos na frente da casa dele e ficamos ouvindo ele tocar e cantar por horas e horas. Lembro da frase de uma das músicas que ele mais cantava:

- Quando o sol bater na janela do teu quarto, lembra e vê que o caminho é um só.

A humanidade tenta responder várias perguntas. Ainda mais agora, em pré-reveillon. Pensamos no que deu certo, no que deu errado, como encontrar paz, qual o caminho da felicidade verdadeira e tantas outras questões. Pra responder essas perguntas fazemos muitas coisas. Inventamos religiões, mitos, ídolos, deuses, gurus, nos tornamos deuses de nós mesmo, criamos filosofias, alteramos a teologia para nosso próprio benefício, ajudamos ao próximo para estarmos mais próximo de Deus e prometemos que no próximo ano faremos mais coisas ainda. Enfim, nos desdobramos em busca de uma resposta.

Na Bíblia, seguida pela maioria das religiões ocidentais, Jesus disse em João 14:4 algo que dá base pro que Renato Russo disse naquela música:

- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Onde e como você tem procurado as respostas pras questões da sua vida? Muitas vezes ficamos presos nas formas de como encontrar as respostas e não conseguimos chegar até aquele que tem as respostas: Jesus!

Mateus 6:6 mostra uma forma simples que não dá margem pra gente se perder nessa busca:

- Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

Não existe muito mistério nisso, é simples. É você e Deus. Por isso eu te convido, no meio de toda agonia e corre-corre, a fazer o que Renato Russo disse: "lembra e vê que O caminho é um só."

Abraços!

Comentários