Ela enxerga!

Tava pensando hoje sobre uma história que uma grande amiga minha me disse uma vez. Apesar de ela não aceitar esse título, eu a tenho como um grande exemplo de uma pessoa cristã, não somente pelo que ela fala, mas pelo que ela faz. Nossa amizade é daquelas que não existe a possibilidade de a gente ter conversas rápidas. É muito difícil isso acontecer! A gente sempre fica bastante tempo conversando e nem dá pra perceber o tempo passar!

E ela uma vez me falou que tava num colégio descendo a escada e guiando uma pessoa com deficiência visual. Ela segurava essa pessoa pelo braço enquanto a guiava calmamente degrau por degrau. Fico pensando que quem tem esse tipo de deficiência tem sempre que confiar bastante em quem está guiando, porque a que enxerga tem essa vantagem em relação a ela. Né mesmo?

Mas aconteceu uma coisa que fez a história mudar de lado. Faltou luz! Nesse momento as duas já não conseguiam enxergar nada que tinha pela frente, e essa minha amiga passou a estar em desvantagem, porque a pessoa que ela estava guiando tinha muito mais facilidade de andar no "escuro". E assim, ela foi quem passou a ser guiada até o final da escada.

Muitas pessoas tem certos problemas e pensam que isso é o "fim do mundo". Se a gente analisar as duas pessoas do exemplo, vamos ver que a minha amiga tem uma grande vantagem em cima da outra: ela enxerga!

Mas numa situação dessas, de que adianta enxergar se não dá pra ver nada? A deficiência passou a ser vantagem, porque ela faz com a pessoa tenha habilidades que outros não tem. Nessa situação, a minha amiga passou a ser a deficiente, porque ela não tinha uma habilidade que a outra tinha muito bem.

Uma coisa que me chama a atenção nessa história, é a humildade da minha amiga em reconhecer que a outra pessoa era superior a ela naquele momento. Ela podia muito bem parar na escada e esperar a luz voltar. Mas não foi isso que ela fez!

Filipenses 2:3b diz: "sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos."

Muitas vezes a gente percebe que isso está em falta hoje em dia. Muitos acham que são superiores aos outros e que não podem ser ajudados por ninguém. Esse tipo de pessoa tem uma grande dificuldade em entender que nós dependemos uns dos outros. Hoje eu posso estar ajudando, mas amanhã eu posso estar precisando de ajuda.

A Bíblia fala da diferença entre o orgulhoso e o humilde em Provérbios 11:2:

- O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria.

Como está o nível de orgulho na sua vida? Você se acha melhor do que os outros? Talvez não seja bem isso o que Deus está pensando sobre você! Pense nisso!

Abraços!

Comentários

victorocastro disse…
Muito bom esse texto Cleber! A cada dia amigo tenho visto que estamos nos afastando do verdadeiro sentido de Cristianismo, sermos HUMILDES... Parabéns pelo texto e pela visão de reino que vc tem!

Abração!
Kadija Teles disse…
É, menino..São essas situações que colocam a gente olhar a vida por outro ângulo.
Hoje mesmo recebi um email intitulado " A Humildade do vice-presidente da República". Nossa, que coisa linda...Eu repassei pra alguns amigos dizendo assim: "Eu nunca esperava ver Deus em certos lugares, aliás eu tenho visto Deus em cada lugar que eu nunca imaginaria ver algum dia". Deus tem me surpreendido de fato, viu?
Se quiser eu te mando esse email...
Bjs, fio