Obras de contenção de encosta

Na Região Serrana do Rio de Janeiro nem todos os lugares que desabaram eram áreas de risco, porém muitas áreas que eram de risco foram completamente destruídas e, infelizmente, destruiu muitas casas e matou muitas pessoas.

A tragédia aconteceu de madrugada e isso foi uma das causas de terem ocorrido tantos óbitos. A grande maioria das pessoas estavam dormindo quando pedras gigantes e uma enorme quantidade de água misturada com barro criou um cenário de guerra em toda região.

As prefeituras, tanto de Teresópolis, quanto de Nova Friburgo (as cidades mais atingidas), estão sendo bastante criticadas porque não fizeram obras de contenção de encosta à tempo. Porém uma parte da população também tem uma certa parcela de culpa, por ter construído casas em locais com alto risco de desabamento. Isso, infelizmente, é um fato. A catástrofe passou a ser uma realidade muito triste no local porque não foram tomadas as medidas de prevenção com antecedência.

A Bíblia fala de um outro tipo de prevenção em 1ª Pedro 5:8

- Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

No caso do Rio de Janeiro, o que destruiu aquelas cidades foram pedras, água e barro. Mas o diabo tem usado algo muito mais destrutivo para tentar acabar com as nossas vidas espirituais, que é o pecado!

Espiritualmente, a gente vive numa área com um alto risco de desmoronamento. Basta um vacilo e tudo pode vir abaixo! É pensando exatamente nessa prevenção que a Bíblia nos alerta a vigiarmos porque o perigo está ao nosso derredor!

E eu te faço as seguintes perguntas:

- Quais são as obras de contenção de encostas que você tem permitido o Espírito Santo realizar na sua vida?

- Você prefere correr o risco e continuar a viver em áreas que podem desmoronar a qualquer momento?

Fique em estado de alerta! Muitas daquelas pessoas dormiram naquela noite e não acordaram mais. Foram soterradas porque não sabiam que estava por vir uma grande catástrofe. Da mesma forma, você não sabe quando chegará o seu dia de prestar contas a Deus.

Prepare-se!

Comentários

jselio disse…
Oi Cléber,
tenha usado uma "dica" infalível para a "contençao de encostas" na vida espiritual. São apenas 4 letras, como uma senha de proteção: NDLD (Efésios 4.27). Ao primeiro ruído de "tempestade" é só falar a senha. Inviolável.