segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Você só usa chinelo, né?

Tenho um grande amigo que é uma figura! O cara é gente boa demais! É daqueles que não tem como alguém ficar sério numa conversa com ele. E ele tem uma característica muito forte e eu sei que os nossos amigos em comum vão logo saber de quem estou falando.

A característica que me chama atenção nele é que pode ser a ocasião que for, culto, shopping, cinema, saída com amigos, ou seja, qualquer lugar, o cara sempre usa chinelo. Acho isso muito interessante e gostaria poder fazer o mesmo. Se preocupar o mínimo possível com que tipo de roupa vestir, com o que os outros vão falar. Seria perfeito!

Estive conversando com ele e perguntei:

- Você só usa chinelo, né? Quando foi a última vez que você colocou um tênis?

Ele respondeu que tem um local da faculdade que ele só pode ir de tênis, mas que, fora isso, não se lembra a última vez que colocou um tênis. Pra ele, quase todas as ocasiões são ocasiões para colocar um chinelo. Ou seja, ficar a vontade! Isso é o que conta pra ele!

E o que chama minha atenção é que virou cultura que os cultos de domingo nas igrejas são, na verdade, grandes desfiles de moda. Existem as roupas de domingo a noite, as roupas de culto jovem e as roupas dessa ou daquela programação. Não sou contra quem coloca uma roupa melhor para os cultos, mas vejo que as pessoas passam muito tempo buscando um roupa que faça ela se sentir a vontade com o exterior, enquanto o cuidado com o interior acaba sendo secundário.

A Bíblia diz em Mateus 23:27 e 28:

- Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.

Prefiro ir com uma roupa rasgada para o céu do que ir com uma roupa da moda para o inferno! Porém o que estamos vendo é que existem muitos comentários sobre qual é a última tendência da moda, sobre qual é a cor desse verão e o que os artistas estão usando. De uma hora para a outra, essa sandália que mais parecem ter luz própria passou a ser usada em várias ocasiões, inclusive casamentos! Será que se alguém usasse uma dessas 6 meses atrás, quando ainda não era moda, ela seria elogiada ou criticada?

E te pergunto: quando foi a última vez que você participou de uma roda de amigos onde os assuntos foram do tipo "como fugir do pecado", "como buscar mais de Deus", "qual a melhor estratégia para meditar na Bíblia" e assim por diante?

A preocupação com o exterior é muito maior do que com o interior! Isso está errado, galera!!! Não é difícil encontrarmos pessoas com roupas lindas e um coração despedaçado, com feridas profundas.

Não sou contra a preocupação com o exterior, não estou querendo ser legalista, mas apenas dizer que existem prioridades que estão sendo invertidas! E isso é muito perigoso porque, sem que você perceba, seus tempos diários de leitura da Bíblia e oração vão acabar sendo o mínimo possível ou, pior, vão acabar não existindo. Já está assim, é? Então é mais urgente do que eu imaginava!!!

Cuide urgentemente do seu interior antes que o cuidado com o exterior estrague com ele!

Abraços!

4 comentários:

Lucas Lima disse...

Com certeza é meu irmão! haiuehaueaeh

Lucas Lima disse...

...o preto.

tiago disse...

com certeza é danilo.

Luíza Britto disse...

essa foi a mais facil de todas de adivinhar quem é... DANILO e ninguem tem duvidas! ele de tênis chega a ser estranho hahahah enfim, muito bom o texto... a gente até ja conversou dessas coisas a um tempinho, ne? concordo com cada palavra aii! As vezes parece desfile nas igrejas... e o importante que é o foco em Deus, some...