Qual é a nossa cultura?

Quando cheguei no trabalho hoje vi um coisa que me refletir. Hoje tá um dia bastante quente aqui na Bahia e o mais correto para a região seria colocar roupas leves, certo? Óbvio! Porém, vi um cara lá que parecia advogado ou alguém de uma outra empresa vindo visitar a sede aqui com terno preto e gravata! Imediatamente me deu pena desse cara! O que pensariam de mim se eu viesse trabalhar de camisa mangas compridas?

Essa cena me fez pensar o seguinte: apesar de ser realmente elegante vestir terno e gravata, por que temos que adotar para nós, tupiniquins tropicais, costumes que seriam mais óbvios em regiões mais frias como a Europa ou América do Norte? Os países africanos tem suas roupas típicas, os asiáticos, os próprios europeus e norte-americanos também. Mas e qual é a nossa cultura? Adotamos para nós a cultura dos outros.

Não quero tocar em assuntos referentes à costumes como estilo de música, roupa, prática de esportes… porque pra mim isso tudo é meramente doutrina humana. Cada um julgue o que é correto pra você.

Mas temos visto que costumes tais como fofoca, mentira, inimizade, vingança, amor ao dinheiro e não ao próximo e alguns (muitos) outros tem se tornado cada vez mais freqüentes no meio de pessoas que se dizem servir à Deus, como eu e você.

Levítico 20: 22 e 23 diz o seguinte:

- Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela. E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.

"Não andeis". A Bíblia é muito clara quando expõe isso! "Não andeis!" Não vou querer nem mesmo pensar em escrever que isso seja fácil de cumprir. Mas o pior é que tem sido normal ver pessoas que praticam tais costumes de forma totalmente consciente, mostrando que não apenas estão andando, como também estão enraizadas neles.

Está preso em algum desses costumes ou alguns outros que você mesmo identifique como não sendo costume do povo do Deus que você diz servir? Faça um compromisso com Deus e consigo mesmo de fugir deles para que Deus "não te vomite" (v. 22). Quando Deus fala, Ele cumpre. E você, tem cumprido o que promete pra Deus? Qual é a nossa cultura? Viva nela!

Abraços!

Comentários