Eles não estavam preparados

Eu já fui em festas de tudo quanto é tipo. Das que são verdadeiros mega eventos, até as mais simples possíveis. Não tenho problema nenhum em transitar tanto em uma quanto em outra. Mas o que acho estranho são aquelas festas onde a proposta é ser um evento, mas que quando você começa a reparar os detalhes, percebe que as pessoas não providenciaram coisas básicas, como talher, copo e até a vela do bolo. Já fui em algumas que as pessoas tiveram que sair no meio da festa pra tentar encontrar um lugar aberto pra comprar bebida!

Com Jesus já aconteceu o mesmo. Vocês sabem, né? João 2: 1 a 11 conta essa história. Lá estava Jesus com seus discípulos e, de repente, surge a notícia: acabou o vinho! As pessoas chegaram pra festa e, se não fosse Jesus, iriam embora antes da hora porque eles não estavam preparados para receber os convidados devidamente!

Fico preocupado com as pessoas que entram em nossas igrejas procurando consolo, amor, acolhimento, união, paz e não encontram nada disso. Mas não encontram exatamente porque nós transformamos a casa de Deus em nossa própria casa, com nossas regras, com nossas manias e tudo funcionando da nossa forma.

É desse jeito que estamos nos preparando para receber as pessoas que reconhecem Jesus como único Salvador em nossas atividades evangelísticas?

Romanos 12: 9 ao 21 narra uma seqüência de atitudes que deveriam ser comuns nas "nossas igrejas":

- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Poderia perguntar se você encontra isso nas igrejas que você freqüenta ou visita. Poderia fazer isso sim! Sem dúvidas! Sei que provavelmente você já está até mesmo respondendo essa pergunta. Não é mesmo? Só que eu prefiro perguntar o seguinte:

- Será que este texto de Romanos tem sido um retrato da sua vida? Você tem cumprido o que diz ali, item por item?

De que adianta ficarmos aqui criticando as igrejas se nós ainda somos templo de qualquer outra coisa, menos do Espírito Santo? Vivemos a nossa vida conforme as nossas regras, com nossas manias e tudo funcionando da nossa forma.

O que você tem pra oferecer?

Abraços!

Comentários